Dia Municipal Contra a Corrupção é Aprovado na Câmara de Vereadores de Chapecó

108
0
Share:

Foi aprovado por unanimidade esta semana o projeto 205/2013, de autoria do vereador Neuri Mantelli, instituindo o dia 27 de Agosto como o Dia Municipal Contra a Corrupção.

O projeto foi inspirado no dia do inicio da campanha ‘O que você tem a ver com a corrupção?’. Campanha esta que foi lançada em Chapecó no dia 27 de agosto de 2004, pelo idealizador da ideia Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, na sala 1 do Cinema Arco-íris no Shopping Mercocentro, onde foi exibido um vídeo que trazia abordagens diferenciadas sobre o assunto com o objetivo de conscientizar toda a sociedade, especialmente crianças e adolescentes sobre o valor da honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum. A campanha sensibilizou diferentes camadas da população e hoje é nacionalmente conduzida pelo Conselho Nacional dos Procuradores-gerais dos Estados e da União (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP).

Mantelli enfatiza que todos temos a responsabilidade de tomar medidas contra o câncer da corrupção, e o presente projeto, instituindo o Dia Municipal Contra a Corrupção, tem viés educativo e busca conscientizar a sociedade do mal que esta prática causa a toda a sociedade.

O projeto aprovado teve manifestações favoráveis por parte de vários vereadores. Em sua manifestação o vereador Cleiton Fossá lembrou que o processo eleitoral é fundamental para fortalecer a democracia, e que este processo precisa ser transparente e sem corrupção a fim de renovar a forma de se fazer política. Para Mário Tomazi a corrupção é um mal tanto quanto as piores doenças que se tem conhecimento, e em sua justifica lembrou o importante trabalho do Ministério Público Catarinense no combate a corrupção. Já para o Vereador Dirceu Cecchin a sociedade não deve mais ficar calada e ter medo de denunciar aquilo que esta errado, deve enfrentar o ‘dragão chamado corrupção, que inferniza toda a sociedade’. A Sessão de aprovação ainda contou com as manifestações dos vereadores Mario Tomazi, Auri Casalli e César Valduga.

O projeto agora segue para sanção do prefeito José Caramori e após será publicado.

Fonte: CMC

Share:

Deixe o seu comentário