PRB Mulher de SC Realiza Evento “Mulher Mostra a Sua Força”

234
0
Share:
PRB Mulher de Santa Catarina Realiza Evento "Mulher Mostra a Sua Força"

Março é um mês sempre lembrado pelo dia internacional das mulheres. Conta-se que no dia 8 de março de 1911, 130 operárias grevistas de uma fábrica têxtil de Nova York, foram carbonizadas intencionalmente, quando reivindicava melhorias nas condições de trabalho. Embora não haja base histórica para comprovar o ocorrido, a luta da mulher por igualdade de direitos continua. E com ela vem a reflexão do papel da mulher na sociedade.

Dessa forma, o PRB Mulher de Santa Catarina realizou nessa sábado (05) o evento “Mulher Mostra a sua Força”. Com atrações culturais, de dança, musica e teatro. Segundo Vera Pinheiro, coordenadora do PRB Mulher do estado, o objetivo é despertar na mulher o interesse em defender seus direitos. “A mulher é especial, e tem um papel único. Sendo ela diferente do homem é capaz de ver os detalhes, por isso ambos precisam trabalhar em parceria”, comentou.

Para o presidente municipal do PRB de Florianópolis, Claudinei Marquei, eventos como esse, servem de incentivo para as mulheres ingressarem na política. “Hoje, temos 513 deputados na política e não temos nem 10% de mulheres. Acredito que está na hora das mulheres ocuparem mais esses espaços. Para as eleições municipais de 2016, estamos procurando dar o máximo de apoio, exemplo disso, o PRB de Florianópolis já possui 4 pré-candidatas a vereadora.”

Esteve presente também o presidente estadual do PRB, Sergio Motta, que discursou: “Dados mostram que as mulheres estão cada vez mais inseridas em todos os seguimentos da sociedade e esse crescimento precisa ser acompanhado de participação na política também. Infelizmente ainda não vemos a quantidade gostaríamos. Porém, percebemos que os números estão cada vez mais favoráveis, do total de filiações no Estado, a metade corresponde às mulheres”, comemora Motta.

Ao final, houve uma caminhada, na praça principal da capital Catarinense, onde Alana, apoiadora de movimentos em prol da mulher, comentou sobre os diversos direitos que a mulher conquistou até aqui, segundo ela, ainda falta serem amplamente conhecidos e ressalta: “Não podemos recuar! Como repressão ameaçaram de incendiar o local onde estavam aquelas 130 tecelãs, mas elas decidiram não sair de dentro da fabrica, pois não aceitavam recuar com seus objetivos de igualdade de direitos”, finaliza explicando sua versão da história do dia internacional das mulheres.

Texto: Andreza Oliveira / Ascom – PRB Santa Catarina
Foto: Leandro Oliveira

Share:

Deixe o seu comentário